Escolha uma Página

Cansou de ouvir que a crise traz oportunidades pra gente inovar?

Para todo lado que a gente olha – artigos, lives, vídeos, podcasts – todo mundo está repisando o papo que a crise traz oportunidades pra gente inovar. Mas o que vemos acontecendo no mundo real? Muito papo e pouca ação. na crise temos que agir. Blá-blá-blá não movem equipes, não nos inspira a re-imaginar estratégias, produtos e a própria empresa. Um dos efeitos mais comuns da crise é a proliferação de oportunistas e paralisação de pessoas.

Não podemos nos dar ao luxo de ficarmos aqui paralisados; esperando até a vacina chegar, esperando a nossa vidinha voltar! Se ficarmos de observadores, se não agirmos os nossos esforços pra inovar serão paupérrimos. Pífios!

As Diferentes Realidades da Pós-Pandemia

No pós-pandemia não vai ter um único jeito de fazer as coisas, um único novo jeito que todos nós vamos começar a agir. Tem esse papo também: que agora vai! Vamos dar mais valor para as relações, etc. Creio que das poucas coisas que sabemos, é que cada vez mais, nós vamos conviver com realidades diferentes, ao mesmo tempo.

Vai ter aumento de Doações e Aumento da Pobreza, Aumento do Consumo Vegano e Aumento do Consumo de Junk Food. Aumento do Consumo de Comida Saudável e o desperdício de 1/3 de toda a comida produzida para uso humano.

Vamos digitalizar o mundo!

Estamos atrasados, mas agora vai! Vamos mesmo digitalizar o mundo segundo a segundo. E, assim, caminhamos para o inevitável futuro virtual e simulado. Sim, vamos ter mais delivery, e cada vez mais vamos cozinhar mais.

Por isso, precisamos de um tsunami de ideias. Como eu já dizia neste vídeo de 2015, sobre as 50 Dicas sobre o Futuro.

Somos quase 8 bilhões de seres humanos.

É muita gente! Não vamos nos perder em pensamentos reducionistas, que menosprezem as emoções humanas. Ao contrário, vamos pensar seriamente nelas!

E a partir daí, desenvolver estratégias, produtos e serviços que engrandeçam essas emoções, que aplaquem dores, que incendeiem paixões, que tragam reconhecimento, segurança, sustentação, que causem cócegas, arrepios, risos, beijos e abraços.

Um Tsunami de Novas Ideias

Vamos contaminar a nossa mente com um tsunami de novas ideias! Não com o passado. Vamos pensar seriamente e desenvolver estratégias que engrandeçam essas emoções.

Porque o passado teve vírus, mas não tinha Inteligência Artificial, sensores, nem 8 bilhões de pessoas. Future!

Se religue com os experimentos mais loucos, com os pensamentos mais engraçados e sem pé nem cabeça. No futuro 1+1 não dá 2. É só você olhar ao seu redor e ver o pandemônio de um mundo em pandemia.

Num mundo que ninguém tem a resposta, quem estiver experimentando novas e loucas possibilidades, está mais perto  de respostas que engrandecem a raça humana. Mais perto do futuro.

Se seu trabalho não é essencial #fiqueemcasa

Beia Carvalho é fundadora presidente do think tank Five Years From Now® – um espaço para a reflexão sobre o futuro dos negócios. Há 10 anos inspira plateias a visualizarem suas empresas e vidas no futuro. Beia pesquisa o futuro, os rumos da inovação e as gerações atuando nestes processos. Premiada com 4 leões em Cannes, faz parte do Programa Mundial de Influencer Marketing SAP e London Futurists. Prêmio Excelência Mulher, 2010 e Personalidade RH 2019. É publicitária graduada pela ECA-USP. Palestra em português e inglês para as maiores marcas do país. Mantem Canal com mais de 200 vídeos no Youtube.

 

× Como posso te ajudar?