Afinal, o que realmente os Palestrantes trazem para os nossos eventos?
O que os Palestrantes Aportam?
Vamos ver o que pensa Nick Morgan, teórico da comunicação e um dos top keynote speakers, nos EUA.
“O papel do palestrante é mudar as mentes de um grupo de pessoas, é persuadi-los a ver algo que eles não tinham visto, que não conheciam ou que ainda não acreditavam”,
Como falo de inovação e futuro me identifico muito com essa frase do Nick. Reencontro pessoas, depois de anos nessa vida cigana pelo Brasil, que me dizem que fui a primeira pessoa de quem ouviram falar (2009) em Geração Y, Nova Era, Airbnb, Mudanças Exponenciais, e a partir de 2015, em Blockchain e Criptomoedas.
Palestrar presencialmente é um formato antigo de comunicação. E, sim, extremamente poderoso. A despeito dos testes com as ferramentas digitais, as palestras presenciais são um campo crescente de influência para mover públicos, em todos os mercados, no Brasil e no exterior. Convidar palestrantes profissionais é muito mais do que trazer uma palestra para o seu evento.
Eles aportam uma aura de credibilidade para o grande dia.
A empresa que contrata um palestrante deve se “apropriar” e se beneficiar do networking e do marketing do próprio conferencista, antes, durante e depois do evento. Sim, porque os Palestrantes tem recursos intangíveis, mas o poder deles é bem tangível e você deve usar esse poder para ampliar a atratividade de seu evento.
Palestrantes podem influenciar a plateia e a trajetória da sua empresa?
A experiência de vida e profissional dos palestrantes também ajudam a elevar o nível da conversa interna, a tocar em assuntos tabu, a descortinar novos temas e novas referências. Eles facilitam a movimentação de profissionais entre grupos distintos, ao trazer exemplos de outras indústrias, regiões ou países. Eles povoam o imaginário da plateia com um novo set de imagens, sinapses e degustações de novas temáticas.
A máxima de que seu evento é tão bom quanto a qualidade de seus palestrantes está valendo. Escolha os melhores, aqueles que você pode ter certeza, a priori, que vão trazer seu brilho próprio para seu evento brilhar.
E hoje isso é muito mais fácil. As redes sociais dão uma boa ideia do tipo de engajamento que determinado palestrante tem em diversos círculos.
É muito fácil identificar o palestrante que se engaja com a plateia.
Vamos dar exemplos práticos. “Não deixe de ler “Como usar a voz dos Palestrantes muito antes da Palestra”.
Produzi esse vídeo pra SAP do Brasil, para divulgar o Podcast sobre a Reinvenção do Ambiente de Trabalho.
_______________________________
Notas:
Se você se interessa pelo assunto, leia também esse artigo Futurista Inspira ou Motiva?
Opiniões baseadas no texto The Importance of Speakers at your Conference
How A Keynote Speaker Can (And Can’t) Transform Your Event por Micah Solomon, keynote speaker, autor de bestseller e especialista em atendimento ao consumidor.
Dr Nick Morgan, teórico da comunicação.
Katrina Smith, presidente da Keynote Speakers, Inc.
0 comentários