Inspirar não é melhor nem pior que motivar.
São coisas diferentes. Ou como reza o jargão publicitário: “Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.”
A ideia de escrever sobre o inspiracional versus o motivacional veio da amiga Norma Rangel, quando eu lhe explicava numa conversa, que minhas palestras cobriam um vasto público porque eram inspiracionais, e não motivacionais.
Motivação vem do latim movere, mover. Segundo a Wikipedia, é o impulso interno que leva à ação. Por isso, as palestras motivacionais levam as pessoas a agirem em relação a um objetivo desejado. Por exemplo, dicas de “Como gerenciar o tempo” e de “Como liderar uma equipe”. Por motivarem uma ação, elas têm temas específicos para públicos específicos.
Do latim inspirare, a inspiração significa “receber um sopro”. É aquela inconsciente explosão de criatividade na literatura, música ou em outra manifestação artística.
A discussão também anima o QUORA, a rede social do conhecimento, na qual os temas de interesse vão sendo atualizados a partir das informações das mais diversas pessoas de todo o mundo. Vamos ver algumas dessas opiniões:
“Motivação pode vir de qualquer coisa. Inspiração vem de alguém.” –Thushar S.M.
“Inspiração leva à motivação e não vice-versa.” –Atmin Parekh
“Motivação é o combustível. Inspiração é o mapa. Se algum deles falha, a jornada será difícil e inútil. Sem combustível não há a viagem, sem mapa nunca temos certeza de quanto falta para chegar ao nosso destino, nem o quanto ainda temos que nos esforçar.” –Rashmin Rao
“Se alguma vez você cair, a motivação restaura sua fé de que você pode se levantar. A inspiração fortalece sua crença de que você pode caminhar de novo.” –Ulhas Sakhare
“Talvez você precise de inspiração apenas uma vez na vida, mas precisa de motivação para sempre.” –Rajat Jain
“As coisas que você admira te inspiram. As coisas que te guiam em direção a seus objetivos te motivam.” –Abhishek Jat
A inspiração é anterior à consciência e é independente das habilidades, de técnicas e da performance. É possível que um não-poeta se inspire e que as habilidades de um poeta sejam insuficientes para que ele se inspire. Na poética hebraica, inspiração é assunto divino. Os gregos acreditavam que a inspiração ou o “entusiasmo” vinha das musas e dos deuses Apolo e Dionísio. Entusiasmo vem do grego en + theos (‘em Deus’), originalmente significava inspiração ou possessão pela presença de Deus. No cristianismo, inspiração é um presente do Espírito Santo.
Meus temas que mais inspiram as plateias são o Futuro, as novas Gerações e a Inovação.
Dizem meus fãs, que recebem esse “alento”, esse sopro. Comigo, viajam para o Futuro e veem que nele tudo é possível. Porque lá, nada existe. Só que nossa inspiração nos levar a criar. Mergulham no mundo não linear das novas Gerações e descobrem como é fascinante se conectar, em vez de conflitar, com elas. E conseguem dar as mãos para a Inovação e trazer este conceito tão falado e tão pouco executado para a intimidade das empresas.
Norma, não sei se consegui expressar a diferença entre o movere e o inspirare. Ou se baguncei ainda mais. Obrigada pela fanzice!
________
Notas:
Principais links:
Rede Quora: Quora foi desenvolvida por ex-funcionários do Facebook, e não raro se encontra com o próprio Mark Zuckerberg fazendo ou respondendo perguntas.
Novas Gerações: GERAÇÃO Y e Z: conflito de gerações
Futuro: Se Liga!
Beia Carvalho é fundadora e presidente do think tank 5 Years From Now®. Palestrante futurista que pesquisa o futuro, os rumos da inovação e as gerações atuando nesses processos.
0 comentários