Tenho fascinação por pessoas que desenvolvem uma linha de raciocínio diferente da correnteza dominante das certezas “certas”.
Hoje foi a vez da Aaron Mayzes, futurólogo amador, me surpreender com sua resposta no Quora.
Para quem não sabe, Quora é uma rede social do conhecimento.
Ou como a Revista Galileu descreve humoradamente: “Não há maneira melhor de descrever o Quora como sendo um Yahoo! Respostas que deu CERTO”. Trata-se de uma Rede Social de Curiosos.
A pergunta que a rede propôs foi:
Que língua, afora o inglês, seria a mais útil meu filho aprender daqui 20-30 anos?
Resposta de Aaron: Vou discordar de todos que responderam Mandarim. As razões dadas para a escolha do idioma mandarim são basicamente corretas, e de forma alguma será uma língua errada para aprender.
Entretanto …
Vejam, enquanto um número absurdo de pessoas falam mandarim, elas se encontram predominantemente na China. De todos os países do mundo, mandarim só é língua oficial na China, na República da China (Taiwan) e em Cingapura. O inglês é a língua estrangeira mais comum na China, e é também a língua oficial na região administrativa chinesa, de Hong Kong. Além disso, apesar da alta probabilidade da Ásia ser a região mais populosa do planeta no próximo século, o percentual da população asiática vai cair, por conta do crescimento da África, e numa extensão menor, da América Latina e do Caribe.
O francês é a língua oficial em 32 países, 21 deles na África.
Árabe é língua oficial em 24 países, 12 deles na África.
Espanhol é língua oficial em 22 países, 20 deles na América e Caribe.
Português é língua oficial em 10 países, 6 deles na África e 1 deles é o Brasil.
A menos que seu objetivo seja especificamente trabalhar na China, eu focaria nessas línguas, e nesta ordem: francês, árabe, espanhol e português.
Notas:
Aaron Mayzes se auto denomina, futurólogo amador, é analista de negócios, na Boeing e participa da rede Quora. Em março de 2011, respondeu à pergunta: What non-English language will be most useful for my child to know in 20-30 years?
Clique para saber por que você deve conhecer o Quora, no site Midiatismo
0 comentários