Escolha uma Página

Talvez a pergunta deveria ser: o que não é especial num TEDx?

A resposta é tudo: do convite ao grande dia.

Já começa que nem me inscrevi, fui convidada. E pra mim, isso é muito especial.

Ah, o Prazo!

Aí, você descobre que tem 15 dias para produzir um conteúdo exclusivo de até 15 minutos, no máximo. Mas dá pra sentir, que preferem que seja mais pra 12 que pra 15 minutos. E tudo isso rola no mês de novembro: o mais agitado para os palestrantes.

A Pressão Aumenta 

Pra quem não sabe, quanto mais curta é a palestra, mais difícil de criá-la. Porque em poucos minutos temos que engajar, passar um conteúdo bacana, fechar o raciocínio e deixar a nossa marca.

O Prazo Diminui

Aí, você descobre que tem um ensaio prévio e que isso lhe dá bem menos que as 2 apertadas semanas, para já levar algo bem estruturado.

Os Slides

CrowdFunding, a Vaquinha

CrowdFunding, a Vaquinha que causou risos

E tem outra preferência do TEDx: quanto menos slides, melhor. Sem slides? Melhor ainda! Isso não seria um problema com um conteúdo que você está acostumado. Mas eu estava construindo uma palestra inédita!

O Ensaio 

Aí, você vai pro ensaio. Todo mundo junto. Você se anima com alguns e se abate com outros. Mas ao final, a curadora do TEDx Elena Crescia diz que seu trabalho está estruturado e rapidamente (ela é uma águia) lhe dá umas 3 dicas que deixam o caminho iluminado.

O Grande Dia 

Respira fundo Beia!

Respira fundo Beia!

Aí, chega o dia. Maquiagem, cabelo, fotógrafo e aquela espera interminááável no camarim aguardando a sua vez. O nervosismo aumenta a cada hora. Não é modo de dizer. Nunca me senti assim. Fico ansiosa antes de pisar no palco, mas jamais fiquei naquele estado! O fotógrafo Fausto, querendo me acalmar, pede pra eu fechar os olhos e respirar fundo.

A Diva Lombardi  

Beia Carvalho e Bruna Lombardi

Beia tietando a diva Bruna Lombardi

E, de repente, ela aparece: linda como sempre, calma e peço uma foto. Bruna Lombardi, que fez um TEDx lindo e sem slides. São poucas horas de espera, mas pareceu uma eternidade.

A Surpresa do Backstage 

Aí, me chamam para ficar em posição nos bastidores. E me dão a informação que é a “cereja do bolo”: o passador de slides não está funcionando.

E eu, toda profissional, produzo no ato o meu passador que “mora” no meu bolso. E a equipe técnica me avisa: não vai funcionar, o problema é outro. Nestes poucos minutos que faltam pra eu entrar no palco, combinamos que eu simularia o gesto de passar o slide “exagerando o movimento”, para que a técnica recebesse esse “sinal” e passasse o slide lá dentro. Um pingo de suor pinga no chão.

Isso é ou não é pra lá de Especial?

Até hoje, quando assisto a esse vídeo, meus olhos se concentram nesse exagerado movimento dos braço e eu me divirto. Foi, sem dúvida, a maior tensão que já passei num palco. Especial.

Aponte para o Futuro

Cadê o Futuro?

Cadê o Futuro?

Aí, não faz nem 1 minuto que estou falando e me pus à prova. Peço para a plateia apontar na direção do futuro. É um momento especial. Olho para aquela plateia banhada por uma luz azulada. E aí? Engajei o público? Todos vão apontar para a direção que acreditam que está o futuro? Ficarão inibidos? Achariam esse pedido idiota? Por que eu me inventei essa prova, deus do céu?

Um filme acelerado.

Passa tudo muito rápido pela sua cabeça. Um filme acelerado.

Aí, você olha pra plateia. E eles estão todos se divertindo, apontando pra frente, pra trás, pro alto. Ufa! Sim. Estamos conectados com o futuro. Faltam só mais 11 minutos, rs.

Cadê o Futuro?

Daí pra frente, passa tudo muito rápido. Até que, de repente, aos 5:55 minutos, a plateia ri de uma fala, que eu não esperava que fosse cômica. Este é o momento que mais me encheu de satisfação, de realização, de missão cumprida, de amor. É destes segundos que gosto de me lembrar. Momentos da vida, da nossa energia pra conseguir algo que parece impossível.

Aprenda com as Crianças

Ouça as Crianças

Ouça as Crianças

O que mais as pessoas me dizem que se lembram deste TEDx é quando digo, bem no finalzinho da palestra, que temos que aprender com as crianças: “Não ensine, pergunte. Não dê ordens, aprenda com elas.”

Vivam as crianças!

Por conta desses últimos segundos da palestra, fui entrevistada algumas vezes e contratada outras várias. As crianças vieram preparadas para serem adultas depois de 2030, na 4ª década do século 21. Elas têm muito a nos ensinar.

Obrigada a esse público maravilhoso!

Ah, que delícia esses aplausos!

Ah, que delícia esses aplausos!

TEDx São Paulo, dez 2018, Teatro São Pedro, SP.

 

 

× Como posso te ajudar?