Aceite, abrace as novas normas. Siga para o futuro.
Já ouviu falar de Kyne Santos?
Você talvez não, o que não impede que esta drag queen tenha mais de 804.700 seguidores e mais de 18 milhões de curtidas, no TikTok.
Do que ela fala?
De matemática! Sim, vídeos educativos que despertam o interesse por matemática. E o mais importante: ela mostra a quase 1 milhão de seguidores como detectar números enganosos em fake news, na mídia. Para mim, um dos maiores benefícios que uma. Marca pode oferecer para que tenhamos um futuro abundante. E não um futuro distópico.
Tempero Drag
Aqui, temos a nossa maravilhosa brasileira drag Rita von Hunty, que cobre um universo cultural mais amplo e que também tem mais de 700.000 seguidores.
O que é edutainment?
A pegada é lúdica. É o “edutainment”: o cruzamento de entretenimento e educação, que nos leva, rapidamente, ao aprendizado. No caso de Rita, a um sem fim de assuntos do nosso mundo contemporâneo.
Racismo Reverso
Em um de seus últimos vídeos, Rita nos explica (pacientemente, como ela mesmo diz) o assunto do momento: o absurdo do racismo reverso.
Chafurdando no século 20
Se você assistir a 1 minuto dos vídeos de Kyne ou Rita, já vai sacar o imbróglio em que as marcas estão começando a chafurdar! Muitas com suas desgastadas mensagens e piadinhas batidas do século 20. Muitas delas homofóbicas e machistas.
Ou, para colocar mais formalmente, o Trendwatching pergunta: 💡
“Como você pode ajustar as mensagens de sua marca e produtos para celebrar as [novas] realidades sociais?”
Os novos padrões em gênero, raça, idades, mídias, redes, trabalho, e o aprendizado através do edutainment — vão ditar como as marcas irão se comunicar com as suas audiências e o que essas audiências esperam das marcas.
Uma coisa é certa: ninguém quer uma comunicação chata e tediosa.
Comunicar não é [só] falar.
Quanto você investe em sua comunicação? Comunicação está sendo considerada como um dos reaprendizados (reskill) na sua empresa? Sabia que a comunicação criativa é uma das últimas fronteiras dos robôs?
Então, aproveite que ainda dominamos essa habilidade humana e dê um ‘up’ na sua comunicação.
Se o futuro é muita areia pro seu caminhãozinho, kicka seu passado e abrace o presente. Porque os novos padrões não estão no futuro. Estão bem aqui a nossa frente com milhões de curtidas e interações. E a sua marca?
OBS: artigo baseado no estudo da Trendwatching sobre as 21 tendências para 2021.