Escolha uma Página

Hoje é o meu dia. O que eu tenho pra comemorar no dia do palestrante? Você não vai acreditar, mas tenho coisas que foram e são muito relevantes para mim, e para todos que querem evoluir em seus trabalhos.

O que temos para comemorar?

Palestrante Beia Carvalho, palestrando para 2.000 pessoas da EMS, em 2020

Palestrante Beia Carvalho, palestrando para 2.000 pessoas da EMS, em 2020

Assim que acordei, comecei a refletir sobre a importância deste dia pra mim, depois de ver um post do amigo e palestrante Alexandre Pellaes trazendo a comemoração a baila.

Algumas palestras vieram imediatamente a minha lembrança. Para não aborrecê-los com um longo post, vou focar apenas nesta, sobre as infinitas possibilidades de inovação do Agronegócio brasileiro.

Difícil ou Fácil?

Primeira pergunta que me ocorreu: por que, em meio a tantas palestras nestes últimos 10 anos, foi esta que me saltou à mente. Fácil: foi uma das mais difíceis!

O desafio começa com aquela chatice: não vou conseguir.

Em 2018, encafifei que queria ir no Festival SXSW 2019 e comecei  a pesquisar sobre a viagem. De cara, já vi que minhas economias não iriam permitir viagem, inscrição e 10 dias em Austin, Texas. E  falando com uns e outros descobri que o festival selecionava alguns palestrantes estrangeiros que trouxessem conteúdo com uma visão local de interesse  global.  Hummmm, sei.

Eureka!

Putz, argh, nada vinha a minha mente. É  aquele período do desafio que você se sente burro, inútil, cansado. Melhor pular fora. Nesse momento, a gente tem que persistir só mais um pouquinho. Se você está de saco cheio é porque você está mais perto do “eureka”.

Por que uma futurista fala de Agronegócio?

E aí, “eureka”! O que os americanos chamam agora de aha moment. O agronegócio brasileiro bombando no Brasil (local) e no mundo (global). O mundo depende e dependerá do agronegócio brasileiro. E fui atrás de saber porque, depois de 500 anos de um Brasil agro, agora o Agro é Pop. Entender porque a GLOBO criou o “AGRO É TECH, AGRO É POP”.

Pronto! Pronto?

Pronto temos o tema. E ponto. Agora começa todo o trabalho. É minha única palestra que trago a história, o passado para chegar ao futuro. Comecei pesquisando os ciclos das commodities no  Brasil, já que o público do SXSW (americanos e europeus) muito provavelmente desconheciam 500 anos de histórias do nosso campo. Essa parte era a mais fácil de pesquisar e a mais difícil de ser transformada em algo interessante para a plateia.

Transformação Digital sem ser chato: dá?

Próxima etapa foi entrevistar profissionais que pudessem me explicar as inovações que a transformação digital estava trazendo para o campo. E depois transformar aquele montão de termos técnicos, em uma palestra sobre as oportunidades que o Agro traz para todos que querem trabalhar com inovação.

Como os palestrantes ajudaram essa Palestra?

Faltavam exemplos. Adoro exemplos. Queria trazer uma super variedade de Startups no Brasil e no mundo. Sorte a minha. A Starse estava promovendo um dia todo de palestras sobre inovação: Agrotech Conference: maior conferência sobre agronegócios do Brasil. Fechou!

Agora, vamos ao vídeo da audição

Acionei meu filho, Galileo, que tem o Estúdio MOL, que produz vídeos e, tarde da noite, gravamos o vídeo, que mais tarde ele editou. Amei! Bem, pulei a parte que foi escrever o roteiro. É difícil, mas eu adoro. Ali, nascia a estrutura que – meses mais tarde – se transformaria na Palestra Agronegócio, Inovação e Agritechs.

Perdi o concurso e ganhei uma palestra

Se eu achei que ia ganhar a viagem para palestrar no SXSW 2019? Com toda a certeza! Desde o dia em que tive a ideia, até enviar o vídeo para o Festival, pedir votos para os amigos e todo o trabalhão que vem depois, que você acha que o trabalhão acabou. É muito chato não ganhar. E isso faz você se mexer. Lembrei que quando mostrei o vídeo da audição, vários amigos me disseram que não conheciam nada daquilo sobre o Brasil. Foi aí que vi que a palestra teria sentido para o público brasileiro.

E Agora, Agronegócio?  

No maior congresso de tecnologia do Brasil, SAP FORUM 2018, com quase 10.000 participantes à época, lá estava eu, falando para uma plateia jovem, qualificada, com muito interesse em tecnologia. E foi um dia maravilhoso. Inesquecível. O dia que me lembrei hoje.

Este é o meu dia, do Dia do Palestrante

E foi essa história, que passou como um flash pela minha mente, quando descobri que hoje era o dia do palestrante. Este dia é feito de outros dias que nos desafiam, que nos levam a procrastinar, a se frustar, a mergulhar, pesquisar, estudar, e criar um novo tema que acreditamos ressoe nas mentes de nossas plateias. Obrigada a todas as minhas plateias desses  últimos 10 anos.

Valeu, galera!

 

× Como posso te ajudar?