Escolha uma Página

Não é todo dia que recebemos esse nível de elogios: Trusted Advisor.

Que experiência deliciosa ser merecedora de reconhecimento. E quem me segue, sabe o quanto adoro receber feedbacks. Mais ainda, quando eles são elogiosos como esse: Consultora de Negócios Confiável. E o topo do pódio, a consagração mesmo, é quando o elogio vem do Cliente.

Ontem, meu novo cliente Arley Borgiato, diretor da Sonic Wall, referiu-se a mim como Trusted Advisor, durante a nossa reunião de brief. Caí da cadeira. E já comemorei o reconhecimento, ali mesmo, na reunião. Amei!

Hoje guguei atrás de uma tradução e definição do termo Trusted Advisor e encontrei um artigo do britânico Ian Brodie, e que vou reproduzir apenas as partes mais importantes para o assunto de hoje.

O título do artigo é Como se Tornar um Trusted Advisor e começa assim:

“É o Santo Graal dos Serviços Profissionais tornar-se um consultor de negócios confiável, para seus clientes seniores. Ser visto e procurado como uma fonte de conselhos e apoio valiosos.” E continua:

“Os benefícios são claros: se você é o primeiro porto de chamada para um cliente com um problema crítico, você está numa tremenda posição para ajudar a moldar o pensamento desse cliente, para construir uma compreensão profunda da situação e estabelecer uma forte credibilidade através de discussões.

Em outras palavras, você estará na pole position. E, se você é capaz de ajudar e oferecer bons conselhos – não apenas em sua especialidade – mas num amplo escopo de questões – aí, você se torna um parceiro indispensável – e não apenas um fornecedor.

Mas tornar-se um conselheiro de confiança não acontece da noite para o dia. A posição tem que ser conquistada – e isso leva tempo e é preciso uma ação consistente.”

De Consultora de Negócios a Palestrante Futurista

Lendo o artigo, olho para minha carreira como consultora de negócios de 2008 a 2013, desde quando fundei o think tank Five Years From Now® e depois de 2014 como Palestrante Futurista, e consigo relacionar minha atuação profissional com essas conquistas contidas na definição do Brodie.

Nestes 11 anos, a reinvenção do meu negócio foi uma constante. Reimaginar e agir rápido, desde a marolinha, que me atingiu no 1º mês da Five Years From Now® até a decisão de inspirar plateias, atuando exclusivamente como palestrante.

Mudei formatos sim, mas assegurei durante todos esses anos os mesmos valores e compromissos: olhar e estudar o futuro, ensinar o valor das tendências como uma das catapultas para a inovação e, o mais importante, como os futuros podem afetar os nossos comportamentos. Como sempre digo: o futuro é plural.

Futuro Caótico ou Abundante?

E minha missão é despertar essa pluralidade em pessoas e equipes para que possamos todos ter um futuro abundante.

A maior parte dos problemas que estão nos afetando durante a pandemia tem a ver com futuros, que nos negamos a ver, anteriormente. O maior exemplo é, sem dúvida, o homeoffice. Temos essa tecnologia para trabalhar em casa há quase 20 anos!

No Futuro tem Humanidade & Tecnologia

Não, não se trata apenas de tecnologia. Estamos falando daquele obstáculo invisível, a cultura corporativa, estamos falando de confiança, da criação e implantação de sistemas de segurança, que permitam a todos trabalhar e ter produtividade fora da empresa. Estamos falando de comportamentos, de novos valores. Do tal novo mindset.

Para resolvermos as crises do futuro que viraram presente temos que, em primeiríssimo lugar, pensar e fazer as coisas #juntos. O covid-19 trouxe a hashtag #juntossomosmaisfortes e começamos a entender o que antes só papagueávamos.

Compreendemos que só junto com outros da equipe e junto com outras equipes, junto com fornecedores e junto com clientes vamos resolver os problemas complexos, em ambientes cada vez mais complexos.

Temos que ser “trans”.

Para resolver essas e as novas crises no futuro temos que estar fortes física e mentalmente, temos que ter pessoas e equipes inspiradas de verdade. Temos que ser “trans”.

Nos deixar estar em constante trans-porte, trans-formação, trans-empregabilidade, trans-parência, trans-mutação, trans-disciplina, trans-gressão, trans-posição, trans-nacional, trans-cendente.

Transborde!

A maior mudança pós-pandemia é a ascensão da importância das perguntas, num mundo que ninguém tem as respostas. As perguntas nos fazem mais inteligentes. Tenho a certeza que esse é um conselho valioso para a sua equipe enfrentar as complexidades do século 21.

Desafio da Futurista

Meu desafio futuro é continuar a qualificar o mercado. Continuar a me esforçar para compreender e decupar o futuro. E continuar a ser merecedora do elogio “trusted advisor”.

Meu imenso obrigada a todos os meus clientes e a todas os agentes intermediários, que nos incentivam e nos oferecem ao mercado de Eventos. Obrigada aos incansáveis fãs, que nos seguem e nos estimulam a estudar cada vez mais. E à minha diminuta “pero cumpridora” equipe, que me empurra para o futuro a todo minuto. Longa vida a todos os nossos negócios. #juntos

Palestrante Futurista Beia Carvalho

Beia Carvalho é fundadora presidente do think tank Five Years From Now® – um espaço para a reflexão sobre o futuro dos negócios. Há 10 anos inspira plateias a visualizarem suas empresas e vidas no futuro. Beia pesquisa o futuro, os rumos da inovação e as gerações atuando nestes processos. Premiada com 4 leões em Cannes, faz parte do Programa Mundial de Influencer Marketing SAP e London Futurists. Prêmio Excelência Mulher, 2010 e Personalidade RH 2019. É publicitária graduada pela ECA-USP. Palestra em português e inglês para as maiores marcas do país. Mantem Canal com mais de 200 vídeos no Youtube. Fale com Beia: palestras@beiacarvalho.com.br

 

× Como posso te ajudar?