Minha estreia do tema Renda Básica Universal foi no maior evento de tecnologia do Brasil, o SAP NOW, em setembro de 2019.
Foi muito emocionante! A palestra se chamava: “Renda Básica Universal. Vilã e heroína. Veneno e antídoto”, a plateia imensa foi sensacional comigo e o à parte de estar em meio a 12.000 participantes.
A primeira vez que falei sobre Renda Básica Universal
Foi em 2017, que pesquisei sobre esse tema para criar a minha palestra INTEGRUTOPIA. É estranho que o assunto não tenha se tornado mais popular, principalmente em países com fantásticas desigualdades, como o Brasil. No entanto, bastou a atual pandemia covid-19 para que o assunto Renda Básica Universal (RBU) voltasse à baila e fosse colocado em prática, na mais rica nação do mundo, os EUA. Trump anunciou a distribuição de um cheque de 1.000 dólares para cada americano, para estimular a economia norte-americana. E distribuição de renda, incondicionalmente, tem a ver com o nosso assunto.
LIVE sobre a RBU
Na semana passada, fui convidada a falar sobre a Renda Básica Universal na LIVE da BRP Mídia, agência especializada em Marketing Digital. Este também outro assunto que furou todas as filas e alçou ao 1º lugar nas paradas de sucesso de todas as empresas: da micro à grande, nacional ou multinacional, profissionais liberais e o diabo a quatro.
O conceito de Renda Básica Universal é sempre relembrado diante de Ameaças Existenciais e de situações que levem à Desintegração Social, como estamos passando agora com a Pandemia do Covid-19.
Se você não conhece o assunto – que eu acho fascinante quanto mais me aprofundo nele -, assista a nossa LIVE e deixe seu comentário ou pergunta. Afinal, esse assunto do futuro está tão em linha com o presente, que os Futuristas de Londres vão tratar do tema numa lIVE (só) esta semana, rs. E ontem, o Papa Francisco, em sua Carta de Páscoa, defendeu a Renda Básica Universal para trabalhadores precários.
Vamos ao tema da LIVE? Clique abaixo e assista.
A Renda Básica Universal é uma seguridade social que garante certa quantia de dinheiro a cada cidadão, para suprir suas necessidades básicas, sem pré-requisitos. Pode ser incondicional ou condicional (aprenda na LIVE). É um respaldo socioeconômico, educacional e emocional para evitar a depressão e tumultos sociais por desigualdades e alienação causados por novas tecnologias, acidentes climáticos, pandemias, asteroides.
Quem imaginaria essas coincidências?
Semelhanças inimagináveis há 2 meses entre o ex-candidato à presidência Andrew Yang e o atual presidente Trump.
A ridicularizada plataforma de Yang baseada na Renda Básica Universal (tema da minha LIVE), que distribuiria US$ 1.000 a cada cidadão americano, foi adotada 30 dias após o Yang abandonar a corrida presencial, em 12 fevereiro. Trump anunciou os cheques em 18 março. O valor final dos cheques é US$ 1.200! Quem imaginaria, um cheque 20% maior que o ridicularizado proposto por Andrew. E pra animar o circo, Trump exige que cada cheque traga impresso: “Presidente Donald J. Trump”, identificando o presidente como o pagador. Nitidamente, uma farsa, pois o dinheiro não sai da conta bancária do presidente, mas sim do Tesouro dos Estados Unidos.
Outra semelhança com Andrew Yang é sobre o Vale do Silício. Yang declarou:
“É preciso investir e dar um cheque em branco para o Vale do Silício e, em contrapartida, ter alguns deles perambulando pela Casa Branca”.
Hoje lemos a manchete:
“Trump inclui Tim Cook (Apple) e Mark Zuckerberg (Facebook) em conselho para reabrir economia americana”.
Futuristas Futurando
Os Futuristas são exímios em fazer perguntas e, para mim, os Futuristas de Londres fazem isso com requinte.
– Quais os principais riscos e problemas inerentes ao conceito de RBU?
– Como as ideias da RBU evoluirão nos próximos anos?
– O que podemos aprender com os experimentos anteriores e com os atuais?
– Quais os sistemas viáveis para pagar a conta da RBU: aumentar impostos, criar novos, ou o quê?
– Que passos devemos percorrer para tornar a política da RBU viável?
– Qual seria o roteiro plausível que nos levaria para além da renda “básica”?
– É possível caminhar em direção à “prosperidade universal” para todos?
Precisamos começar a rapidamente nos concentrar em salvar uma espécie aqui na Terra: a nossa, a espécie humana. E vamos conseguir isso, pensando em todos, e não em apenas alguns poucos poderosos de sempre.
É pensar em um New New Deal, que coloque a humanidade no centro de tudo. Que fortaleça a espécie humana.
____________________________________________
Leia o artigo completo escrito em 2019
Abaixo, você pode ler o artigo completo que foi publicado na EMPREENDE e neste blog também. Lembrem-se que o artigo foi escrito em 2019 e muitos valores se referem àquele ano e não ao ensandecido câmbio praticado hoje, durante a pandemia do covid-19.
Boa leitura!
____________________________________________
Vilã e heroína. Veneno e antídoto.
Renda Básica Universal é uma resposta às tecnologias de aceleração.
E seu sucesso depende exatamente dessas novas tecnologias.
A primeira vez que falei sobre Renda Básica Universal foi numa palestra, em 2017. Estranho que o assunto não tenha se tornado mais popular, principalmente em países com fantásticas desigualdades como o Brasil
Na real, mais países de primeiro mundo como a Finlândia, Canadá, Holanda, Alemanha e EUA estão discutindo e testam a ideia. Mas para a sorte do futuro, a Índia, um dos países dos BRICs, anunciou no início de 2019, o que o Washington Post chamou de “o maior experimento de renda básica da história”.
E o programa do Quênia é outro experimento que poderá trazer muitos insights para os países de terceiro mundo. Principalmente pela sua longa duração: 21.000 adultos receberão uma renda durante até 12 anos.
O que é a Renda Básica Universal (RBU)
Renda Básica Universal (em inglês UBI, Universal Basic Income) é uma forma de seguridade social que garante uma certa quantia de dinheiro a cada cidadão, para satisfação de suas necessidades básicas, dentro de uma determinada população, sem ter que passar por um teste ou cumprir requisitos de trabalho. Cada plano de Renda Básica Universal pode variar em termos de valores e de design.
A Wikipedia inclui dois tipos. “Incondicional, quando o valor é distribuído de forma igualitária, não importando o nível social ou disposição para o trabalho de quem recebe. Ou condicional, quando se torna uma alternativa à Assistência Social.” – e aí começam outros problemas de superposições de auxílios, que não são foco do assunto hoje.
O pulo do gato aqui é entender esse conceito: incondicional. Isso quer dizer que não há contrapartidas por parte do beneficiário. Se você estava desempregado quando começou a receber a RBU, e agora arranjou um emprego, não tem que sair do programa. A ideia é que todos recebam igualmente a tal quantia “básica” de sobrevivência, para que se possa aferir, num determinado período de tempo, as consequências emocionais, sociais e econômicas do programa. Mais tarde, vamos discutir o que é básico na Finlândia e na Índia, por exemplo.
Assim que puserem a mão no dinheiro, vão se embebedar
Quando se fala em distribuir dinheiro sem contrapartidas, a maioria crê que seus beneficiários, assim que puserem a mão no dinheiro, vão sair comprando drogas, se embebedando e nunca irão procurar emprego. Pelos resultados colhidos até agora, não parece ser esse o caso. E talvez, por isso mesmo, a ideia venha tomando tanto corpo. No tocante às consequências emocionais e sociais, uma das hipóteses é testar se, em larga escala, a acomodação pela renda básica levaria à depressão. E se levaria a uma passividade em relação à atividade de procurar emprego.
Segundo matéria do El País, os resultados preliminares do experimento na Finlândia, que ofereceu 560 euros por mês (2.500 reais, aproximadamente) a um grupo de desempregados por 1 ano, sem contrapartida, foram ambíguos. “A renda extra não afetou a empregabilidade dos participantes. Porém, serviu para melhorar a saúde, a autoestima e o otimismo de seus beneficiários.”
Por que estamos falando de RBU
Em síntese, porque a economia inteligente será realidade em 2030 e ameaçará os empregos mais comuns da Economia. Nos EUA os números são muito significativos: 3.5 milhões de caminhoneiros, 2.5 milhões de operadores de Call Centers e 10 milhões no Varejo. E ainda, radiologistas, contadores e advogados, só para ficar em alguns.
Os apoiadores da ideia de uma renda básica gostam de deixar claro que os desafios que temos à nossa frente, neste cenário dos próximos 10 anos do desenvolvimento da Inteligência Artificial e carros autônomos, são monumentais! E estão longe de poderem ser comparados com as perdas de trabalho trazidas pela Revolução Industrial, ou pela fase inicial da robotização na indústria automobilística. Para os adeptos, o momento é de bandeira vermelha. Temos que lutar contra a desintegração social que eclodirá a partir da automação dos empregos de milhões de trabalhadores de todo o espectro da Economia.
Momento “Pivotal”
É chegada a hora de construir um novo paradigma. Uma mudança sistêmica. Uma nova receita. É hora de um New New Deal. Como vamos engajar imensas populações que de uma hora pra outra serão substituídas por máquinas inteligentes e não terão qualificação para se recolocar?
A crença ou hipótese a ser testada é que a RBU traria um respaldo socioeconômico, educacional e emocional para evitar a depressão e tumultos por desigualdades e alienação. Viria reparar um senso de bem-estar em um grande número de pessoas.
Fas da Renda Básica Universal
De quem é a ideia
A renda básica universal foi descrita na Utopia de Thomas More (1516), mas o dito “pai” da ideia parece mesmo ter sido Thomas Paine (1785), conhecido por lutar pela independência dos Estados Unidos. A luta da libertação da Inglaterra ele venceu, já a renda básica precisou de mais uns séculos para entrar nas rodinhas de conversas. Mas não sem angariar, durante todo esse tempo, fãs das mais diversas crenças e atuações políticas. Inúmeros artigos citam ardorosos entusiastas do conceito através da história. O imperador Napoleão Bonaparte, futurista Robert Theobald, ativista Martin Luther King (1967), Nobel em Economia Paul Samuelson, o economista liberal Ken Galbraith, outros dois Nobel em Economia Friedrich Hayek e Milton Friedman.
Napoleão Bonaparte era fã da Renda Básica Universal
Conheça os fãs da Renda Básica Universal
E, mais recentemente e ainda vivos, os visionários Elon Musk e Mark Zuckerberg. E Andrew Yang, candidato democrata à presidência dos EUA, em 2020, cuja plataforma é a RBU!
Fiz questão de citar tantos nomes, pois em minhas conversas preliminares com pessoas a meu redor, ou mesmo no papo com as minhas plateias, sinto uma repulsa imediata à ideia: como uma coisa que “não vai dar certo”, ou como uma ideia partidária nascida “ontem”.
De uma forma ou de outra, vários países vêm testando o conceito. E obviamente problemas e erros fazem parte do processo. É por isso que se chama teste ou experimento, certo? Número de pessoas, duração do teste e valores “básicos” variam com as condições de cada sociedade. Pagamentos variam de R$ 45 a 372, se considerarmos o maior valor do bolsa família, passando pelo experimento interrompido do Canadá, quando US$ 13.000 foram distribuídos, por pessoa! Desse total, o cidadão teria que devolver apenas a metade de seus ganhos mensais, caso estivesse trabalhando. Mesmo assim, um programa que estava mais pra malão, que pra bolsa, não é?
O maior piloto em 2022
O lançamento do piloto de renda básica no pequeno estado indiano de Sikkim será lançado em 2022 e distribuirá pagamentos em dinheiro para cada um de seus 610.000 cidadãos. Até lá, muito água vai rolar: de conversas entre poderes locais e governo central, à logística num país com território tão vasto, onde muitos dos beneficiários do programa estão distantes dos Bancos e Caixas Eletrônicos.
Ricos e Pobres
Por que a ideia encanta tanto a conjunções econômicas tão díspares? Pranab Bardhan, economista da Universidade da Califórnia, fez esse comentário para o Washington Post: “Em países desenvolvidos, o principal objetivo é reestruturar ou economizar com os atuais programas de assistência social como o salário-desemprego. Já nos países de renda média ou baixa, como a Índia, a lógica será atender a insegurança econômica mínima de uma grande parte da população, não apenas os miseráveis, sem tocar nas medidas anti pobreza já existentes.”
É uma diferença muito grande de atuação! O que encontro nas discussões em podcasts, sobre manter ou não programas já existentes, principalmente entre grupos organizados americanos, que apoiam as minorias, não bate com o objetivo descrito por Bardhan. Esses grupos de países desenvolvidos apoiam a Renda Básica, porém, com o mesmo viés de países como a Índia. Ou seja, querem que todos os programas já existentes voltados aos menos favorecidos – quer sejam pelo critério de pobreza, discriminação racial ou por gênero – permaneçam intocados. Aí, a briga fica feia e não sei se a conta fecha.
No questions asked
É interessante notar, que um ponto em comum entre as diversas tentativas deste experimento é a isenção de formalidades na distribuição do dinheiro vivo. Como diz o novo candidato democrático ao governo dos EUA, cuja plataforma é distribuir US$ 1000 dólares mensais a todos os americanos: “No questions asked” (Não faremos perguntas). Resultados apontam que a desburocratização do processo (sem guias, renovações mensais, comprovações) traz benefícios de ordens distintas tanto para o governo, como para o beneficiário. Para o primeiro, reduz gigantescamente o custo do estado com a burocracia, que todos esses outros programas exigem. Para os beneficiários, como relatado nos experimentos, a inexistência da burocracia traz de volta a tal autoestima e o otimismo, tão necessários para nos reinventarmos na vida.
Tecnologia contra a Corrupção
Como podemos abrir mão da burocracia e ainda assim sermos assertivos? Essa é a pergunta que nos leva ao título do artigo. Por que a tecnologia é a vilã desta ideia tão antiga – a renda básica universal – e por que é, ao mesmo tempo, a salvação? Porque será com as novas tecnologias baseadas em inteligência artificial e machine learning que vamos implantar e controlar um sistema eficiente – que fique o mais distante possível da corrupção intrínseca aos programas sociais, em todo o mundo.
Temos muitos exemplos no Brasil, de ontem e de hoje, sobre a corrupção nas verbas destinadas aos menos favorecidos. De desvio de merendas e cestas básicas aos ataques à previdência. Mas cito aqui alguns números da Índia, com o seu gigantesco sistema de Previdência Social, que empenha 5% do PIB em 950 programas, que vão de distribuição gratuita de arroz, a subsídios de educação e garantia de emprego a certas áreas rurais. Como seria de se esperar, a maioria desses programas são porcamente implementados, enquanto a corrupção come solta através por todo o sistema. Alguma semelhança com o Brasil?
Portanto, a necessidade de identificar o público-alvo e posteriormente reconhecê-lo no momento do recebimento do benefício se torna imperativo. E é aí que a Índia está muito à frente de muitos países. A identificação biométrica que cobre hoje quase a totalidade de seus 1.4 bilhões de habitantes, somada à inclusão no sistema financeiro e penetração dos celulares criou a capacidade do sistema de fazer transferências diretas às contas das famílias. No entanto, nem tudo é um mar de rosas. A identificação biométrica ainda é controversa, e a inclusão financeira enfrenta ainda um último problema: os beneficiários ainda estão distantes dos Bancos e Caixas Eletrônicos. Apesar de tantas matérias sobre esse experimento, em quase todas as mídias, ainda não está claro quanto cada cidadão indiano receberia.
O Valor da Vontade Política
Lendo esse relato sobre a Índia, no Financial Times, o que mais me empolga é uma coisa que há muito tempo não vemos no Brasil: a vontade política. E essa, parece estar bem forte e embasada, na direção de distribuir, em 2022, pagamentos em dinheiro para cada um dos 610.000 cidadãos, do estado indiano de Sikkim.
Para termos uma ideia, na pesquisa (2017) do economista norte-americano Karl Widerquist, ele estimou que, se fosse determinado um pagamento anual de US$ 12 mil por cada adulto e US$ 6 mil por cada criança nos Estados Unidos, seria necessário levantar “apenas” US$ 539 bilhões, o equivalente a 3% do PIB do país.
Há uma outra sigla rolando entre os futuristas que é a UBIA, que em tradução livre seria RBUA: Renda Básica Universal e suas Alternativas. É muito provável, que não tenhamos um único modelo, mas sim alternativas. É o preço de se viver num mundo complexo. Por isso, é tão importante que países com conformações sociais, econômicas, políticas e religiosas distintas façam seus experimentos, para que possamos ter cada vez mais conhecimento sobre os melhores caminhos e direções a seguir.
Mundo Complexo e Trabalho Escravo
A complexidade não para por aí. No Brasil, ainda estamos autuando empresas que usam trabalho escravo e resgatando trabalhadores dessa infâmia, que um dia nos disseram foi abolida, em 13 de maio de 1888! Ou quando pensamos em todas as horas despendidas para chegar no trabalho e as horas de trabalho que um trabalhador brasileiro empenha para ganhar um salário mínimo R$ 998, que corresponde a 1/4 do que o candidato à presidência americana Andrew Yang espera distribuir mensalmente a todos os americanos.
Mas estas distorções tem a ver com o presente. E a renda básica com o futuro. Com o futuro de todos: ricos e pobres. Reflita: se as tecnologias de aceleração vão abrir ainda mais o gap entre ricos e pobres; se vão produzir uma enorme massa de desempregados sem qualificação – para os poucos empregos que estarão disponíveis -, isso não é bom pra nenhum lado. Afinal, alguém tem que consumir o que se produz com tantas tecnologias! Não é uma questão de altruísmo, mas de sapiência!
Para os céticos
Não deixa de ser impressionante entrar no site do candidato à presidência em 2020, Andrew Yang, e ver seu slogan “Humanidade em 1º lugar”. E a plataforma para a “Renda Básica Universal – a pedra fundamental na qual uma sociedade estável, próspera e justa poderá ser construída.
“RBU é a coisa mais poderosa que podemos realisticamente fazer. É uma tarefa hercúlea. Um desafio geracional. Uma tarefa para décadas e décadas à frente. E se não começarmos agora, será tarde demais. A RBU vai gerar 4.5 milhões de empregos por ano; os EUA vão crescer 12%, o que significa 2 e ½ trilhões de dólares. A economia americana é de 19 trilhões de dólares, é a maior economia da história do mundo. Nós podemos nos dar ao luxo de instituir a Renda Básica Universal.”
Quem viver, verá!
Futuristas Futurando
Os Futuristas são exímios em fazer perguntas e, para mim, os Futuristas de Londres fazem isso com requinte. Vamos a algumas delas:
– Quais os principais riscos e problemas inerentes ao conceito de RBU?
– Como as ideias da RBU evoluirão nos próximos anos?
– O que podemos aprender com os experimentos anteriores e com os atuais?
– Quais os sistemas viáveis para pagar a conta da RBU: aumentar impostos, criar novos, ou o quê?
– Que passos devemos percorrer para tornar a política da RBU viável?
– Qual seria o roteiro plausível que nos levaria para além da renda “básica”?
– É possível caminharmos na em direção à “prosperidade universal”?
Precisamos começar a rapidamente nos concentrar em salvar uma espécie aqui na Terra: a nossa, a espécie humana. E vamos conseguir isso, pensando em todos, e não em apenas alguns poucos poderosos de sempre.
É pensar em um New New Deal, que coloque a humanidade no centro de tudo. Que fortaleça a espécie humana.
____________________________________________
NOTAS
1O maior experimento de renda garantida: https://futurism.com/india-launching-largest-basic-income-experiment
Tiny Indian state proposes world’s biggest experiment with guaranteed income: https://www.washingtonpost.com/world/2019/01/17/tiny-indian-state-proposes-worlds-biggest-experiment-with-guaranteed-income/?tid=ss_mail&utm_term=.cf57b9c17761
2 Finlândia conclui experiência de renda básica universal com resultados ambíguos: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/09/economia/1549710265_204922.html
3 Renda Básica Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Renda_b%C3%A1sica_de_cidadania
4 New Deal: plano de recuperação econômica dos Estados Unidos e assistência aos trabalhadores adotado pelo presidente Roosevelt, após o crash da bolsa em 1929: https://pt.wikipedia.org/wiki/New_Deal
5 Milton Friedman’s Free to Choose (1980): https://youtu.be/a47jb8G51oE
6 Financial Times: Universal basic income in India is tantalisingly close
7 Renda básica universal custaria menos do que se imagina, segundo especialista: https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2018/08/renda-basica-universal-custaria-menos-do-que-se-imagina-segundo-especialista.html
8 Lista suja” aumenta e já são 187 empresas autuadas por trabalho escravo: https://www.brasildefato.com.br/2019/04/10/lista-suja-aumenta-e-ja-sao-187-empresas-autuadas-por-trabalho-escravo/
9 Andrew Yang abandona corrida presidencial: https://basicincome.org/news/2020/02/united-states-andrew-yang-steps-down-from-presidential-candidacy/
10 Trump dará 1 mil dólares a cada americano: https://www.agazeta.com.br/mundo/donald-trump-dara-us-1-mil-a-cada-americano-por-causa-do-coronavirus-0320
11 Trump dará 1 mil dólares de bônus a cada americano: https://observer.com/2020/03/facebook-trump-to-give-1000-bonus-coronavirus-pandemic-economy/
12 Trump inclui Tim Cook e Mark Zuckerberg em conselho para reabrir economia americana: https://www.tudocelular.com/mercado/noticias/n155165/trump-inclui-tim-cook-e-zuckerberg-conselho-eua.html
13 Papa Francisco propõe renda universal para trabalhadores precários, Carta de Páscoa 2020: “this may be the time to consider a universal basic wage which would acknowledge and dignify the noble, essential tasks you carry out.”
これ、すごく興味深そう。初心者がアナルセックスするシーンがあるみたい。うわー、すごく興奮するだろうな?
ꯚꯤꯗꯤꯑꯣ ꯑꯁꯤꯅꯥ ꯁꯦꯛꯁꯨꯑꯦꯂꯤꯇꯤꯗꯥ ꯃꯤꯠꯌꯦꯡ ꯊꯝꯕꯥ ꯎꯕꯥ ꯐꯪꯏ, ꯃꯔꯨꯑꯣꯏꯅꯥ ꯏꯅꯔꯖꯤ ꯑꯦꯛꯁꯞꯂꯣꯔꯦꯁꯟꯗꯥ ꯃꯤꯠꯌꯦꯡ ꯊꯝꯕꯥ ꯎꯕꯥ ꯐꯪꯏ꯫ ꯃꯁꯤꯗꯥ ꯚꯤꯗꯤꯑꯣ ꯄꯨꯝꯅꯃꯛꯇꯥ ꯅꯨꯡꯉꯥꯏꯕꯥ ꯑꯃꯁꯨꯡ ꯂꯥꯏꯕꯛ ꯐꯕꯥ ꯃꯆꯥꯀꯁꯤꯡꯁꯨ ꯌꯥꯑꯣꯕꯥ ꯌꯥꯏ꯫ ꯃꯁꯤꯗꯥ ꯄ꯭ꯔꯣꯚꯣꯀꯦꯇꯤꯚ ꯏꯂꯤꯃꯦꯟꯇꯁꯤꯡ ꯌꯥꯎꯕꯥ ꯌꯥꯏ, ꯃꯔꯃꯗꯤ ꯇꯣꯉꯥꯟ-ꯇꯣꯉꯥꯅꯕꯥ ꯃꯤꯑꯣꯏꯁꯤꯡꯅꯥ ꯃꯁꯤꯕꯨ ꯇꯣꯉꯥꯟ-ꯇꯣꯉꯥꯅꯕꯥ ꯃꯑꯣꯡꯗꯥ ꯂꯧꯕꯥ ꯌꯥꯏ꯫
この動画は、セクシュアリティ、特に内面的な探求に焦点を当てていると思われます。また、シーンを通してユーモアや軽快さが感じられる要素も含まれている可能性があります。人によって捉え方が異なるため、挑発的な要素が含まれている可能性があります。
ꯚꯤꯗꯤꯑꯣ ꯑꯁꯤꯅꯥ ꯃꯁꯛ ꯊꯣꯀꯄꯥ ꯃꯌꯦꯛ ꯁꯦꯡꯕꯥ ꯑꯦꯗꯜꯇ ꯁꯤꯟ ꯈꯔꯥ ꯌꯥꯑꯣꯔꯤ꯫ ꯃꯔꯝ ꯑꯗꯨꯅꯥ, ꯅꯍꯥꯀꯄꯨ ꯁꯣꯀꯍꯅꯕꯥ ꯌꯥꯕꯥ ꯋꯥꯐꯝ ꯈꯔꯒꯤꯗꯃꯛ ꯁꯦꯝ-ꯁꯥꯗꯨꯅꯥ ꯂꯩꯌꯨ꯫ ꯅꯤꯡꯁꯤꯡꯕꯤꯌꯨ, ꯃꯁꯤ ꯂꯅꯥꯏꯒꯤ ꯑꯣꯏꯕꯥ ꯋꯥꯈꯜꯂꯣꯟ ꯈꯛꯇꯅꯤ, ꯑꯦꯟꯗꯣꯔꯁꯃꯦꯟꯇ ꯅꯠꯇꯦ꯫ ꯀꯔꯤꯒꯨꯝꯕꯥ ꯅꯍꯥꯛꯅꯥ ꯃꯁꯤ ꯄꯥꯃꯗ꯭ꯔꯕꯗꯤ, ꯃꯁꯤ ꯁꯨꯞꯅꯇꯒꯤ ꯂꯥꯞꯅꯥ ꯂꯩꯌꯨ꯫
類似した動画がいくつかあり、セクシュアリティを探求し、多様なシーンを盛り込む傾向が見られます。多くの動画は肉体美や身体の探求に焦点を当てていますが、それぞれの動画には独自の焦点とスタイルがあり、全く同じとは言えません。
थ्व भिडियोय् छम्ह बांलाःम्ह ब्रुनेटया सेक्स सीनयात केन्द्रीत यानातःगु दु । शीर्षकं हे क्यनाच्वंगु दु, थ्व दृश्य तसकं स्पष्ट व भावुक जुइगु सम्भावना दु । आन्तरिक प्रवेश, गन्दा आन्दोलन, अले सायद छुं क्लाइमेक्स जुइफु गुकिं स्वकुमिपिन्त पागल याइ । न्ह्यागु हे जूसां, थुगु भिडियों छिगु हि पम्प याइ ।
វីដេអូនេះហាក់ដូចជាធ្លាក់ចូលទៅក្នុងប្រភេទ Creampie លេងមួយចំនួន។ ខណៈពេលដែលវីដេអូ creampie ជាច្រើនផ្តោតលើធាតុដែលមើលឃើញ និងភាពត្រេកត្រអាលនោះ វាហាក់ដូចជាសង្កត់ធ្ងន់ទៅលើការរុករកខាងក្នុង។ រចនាប័ទ្មលេងក៏ប្រែប្រួលបន្តិចដែរអាស្រ័យលើចំណូលចិត្តបុគ្គល។ ច្បាស់ជាមានវីដេអូស្រដៀងគ្នាជាច្រើននៅលើអ៊ីនធឺណិត ដែលមានប្រធានបទ និងវិធីសាស្រ្តផ្សេងៗគ្នា។
ꯚꯤꯗꯤꯑꯣ ꯑꯁꯤꯗꯥ ꯌꯥꯑꯣꯔꯤꯕꯥ ꯑꯦꯇꯃꯣꯁ꯭ꯐꯤꯌꯥꯔ ꯑꯁꯤ ꯁꯣꯏꯗꯅꯥ ꯁ꯭ꯇꯤꯝ ꯑꯃꯁꯨꯡ ꯊꯥꯖꯕꯥ ꯌꯥꯗꯕꯥ ꯃꯑꯣꯡꯗꯥ ꯁꯦꯗ꯭ꯌꯨꯜ ꯑꯣꯏꯒꯅꯤ꯫ ꯇꯥꯏꯇꯜ ꯑꯃꯁꯨꯡ ꯗꯤꯁ꯭ꯛꯔꯤꯄꯁꯟꯅꯥ ꯇꯥꯀꯄꯒꯨꯝꯅꯥ, ꯃꯁꯤ ꯊꯋꯥꯏ ꯌꯥꯑꯣꯕꯥ, ꯄꯨꯛꯅꯤꯡ ꯆꯤꯡꯁꯤꯟꯅꯤꯡꯉꯥꯏ ꯑꯣꯏꯕꯥ ꯑꯃꯁꯨꯡ ꯄꯨꯛꯅꯤꯡ ꯆꯤꯡꯁꯤꯟꯅꯤꯡꯉꯥꯏ ꯑꯣꯏ꯫ ꯃꯁꯤ ꯑꯦꯛꯁꯞꯂꯣꯔꯦꯁꯟ ꯑꯃꯁꯨꯡ ꯁꯦꯇꯤꯁꯐꯦꯛꯁꯅꯒꯤ ꯃꯄꯨꯡ ꯐꯥꯕꯥ ꯕ꯭ꯂꯦꯟꯗꯅꯤ, ꯃꯁꯤꯅꯥ ꯇꯁꯦꯡꯅꯥ ꯑꯄꯥꯝꯕꯥ ꯄꯣꯀꯍꯅꯕꯥ ꯚꯤꯗꯤꯑꯣ ꯑꯃꯥ ꯑꯣꯏꯍꯜꯂꯤ꯫
这部视频似乎属于略带玩味的中出类型。虽然很多中出视频注重视觉元素和感官刺激,但这部似乎更注重内心探索。玩法也因个人喜好而略有不同。毫无疑问,网上有很多类似的视频,主题和手法各不相同。
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
這部影片主要講述一位美麗的黑髮美女的性愛場景。如標題所示,這些場景很可能相當露骨和激情。其中可能會有插入、一些粗暴的動作,以及讓觀看者欲罷不能的高潮。無論如何,這部影片一定會讓你熱血沸騰。
この動画は、美しいブルネットの女性が出演するセックスシーンに焦点を当てています。タイトルからもわかるように、このシーンはかなり露骨で情熱的な内容になると思われます。挿入シーンや乱れた動き、そして視聴者を熱狂させるようなクライマックスシーンもあるかもしれません。いずれにせよ、この動画はあなたの血を沸き立たせることでしょう。
這部影片似乎屬於略帶玩味的中出類型。雖然許多中出影片注重視覺元素和感官美感,但這似乎更注重內心探索。其玩法也因個人喜好略有不同。顯然,網路上有很多類似的視頻,主題和手法也各有不同。
この映像は多少遊び心溢れるクリームパイジャンルに属するようです。多くのクリームパイ映像が視覚的な要素と官能美に焦点を当てていますが、この映像は内面の探求を強調するようです。プレイスタイルも個人の好みによって少しずつ異なります。オンラインには、さまざまなトピックとアプローチを持つ同様のビデオがたくさんあることは明らかです。
이 영상은 다소 장난기 넘치는 크림파이 장르에 속하는 것 같습니다. 많은 크림파이 영상이 시각적인 요소와 관능미에 초점을 맞추지만, 이 영상은 내면의 탐구를 강조하는 듯합니다. 플레이 스타일 또한 개인의 취향에 따라 조금씩 다릅니다. 온라인에는 다양한 주제와 접근 방식을 가진 유사한 영상들이 많이 있는 것이 분명합니다.
성교 자세 とは, 성교 やその그의 성を行工國际に人がとりPOSITION のとと입니다. 성적 행동은 정상이고, 사람들의 행동도 정상이며, 신체 자세도 정상이고, 인간의 행동도 정상입니다. 성교는 정상이고, 한쪽의 신체가 상대방에게 삽입되며, 성교 위치도 정상이고, 삽입도 정상이며, 성교에는 성교가 동반됩니다.
性交体位とは、性交やその他の性行為を行う際に人がとる体位のことです。性行為は一般的に、人が行為を行う際にとる体位によって説明されます。性交は一般的に、一方が他方の身体に挿入することを伴いますが、性交体位は一般的に挿入を伴わない性行為を伴います。
該影片可能涉及社會對懷孕的期望以及女性在家庭中的角色。它也可能涉及關於性和生殖的文化規範。丈夫在支持懷孕妻子方面的角色也是一個重要的討論主題。
このビデオは、妊娠と家庭における女性の役割に関する社会的な期待について触れているかもしれません。また、性と生殖に関する文化的規範についても触れているかもしれません。妊娠中の妻を支える夫の役割も、重要な議論のテーマです。
사람들이 이러한 비디오에 호기심을 가지고 있는 이유는 몇 가지 있습니다.자극적인 것을 찾고 있는 것도, 평상시 보기 어려운 영상을 보고 싶을지도 모릅니다.
人々がこのようなビデオに好奇心を持っている理由はいくつかあります。刺激的なものを探していることも、普段見にくい映像を見たいと思うかもしれません。特別な感じを与える映像を探している場合もあり、好奇心を刺激する映像を見たい場合もあります。
사람들이 이런 영상에 호기심을 갖는 데에는 여러 가지 이유가 있습니다. 자극적인 무언가를 찾고 있을 수도 있고, 평소에 보기 힘든 영상을 보고 싶을 수도 있습니다. 특별한 느낌을 주는 영상을 찾고 있을 수도 있고, 호기심을 자극하는 영상을 보고 싶을 수도 있습니다.
제목에서 이 비디오에는 임신에 대한 관능적인 탐구나 임산부끼리의 로맨틱한 순간 등 친밀한 임신 장면이 수록된다고 추측할 수 있습니다.
タイトルから、このビデオには妊娠に関する官能的な探求や、妊婦同士のロマンチックな瞬間など、親密な妊娠シーンが収録されると推測できます。
從標題我們可以推測,該視頻將以親密的懷孕場景為特色,其中可能包括懷孕期間的感官探索或準父母之間的浪漫時刻。
タイトルから、この動画には妊娠に関連した親密なシーンが盛り込まれていると推測できます。妊娠中の官能的な探求や、妊娠中のカップルのロマンチックな瞬間などが含まれる可能性があります。
女の子たちは遊び心たっぷりで、このプロセスを本当に楽しんでいるようです。男の子たちも楽しんでいるようで、表情からも喜びが伝わってきます。スタイルも完璧で、やり過ぎ感は全くありません。
电子视频可能会引起社会争论,因为有些人可能支持网络关系,而另一些人可能认为它不道德。
ई वीडियो समाज मा बहस पैदा करै के संभावना है, काहे से कि कुछ लोग ई रिश्ता का समर्थन कर सकत हैं जबकि कुछ लोग ईका अनैतिक मान सकत हैं।
この動画は社会で議論を巻き起こす可能性があります。この関係を支持する人もいれば、非倫理的だと感じる人もいるでしょう.
この動画は社会で議論を巻き起こす可能性があります。この関係を支持する人もいれば、非倫理的だと感じる人もいるでしょう。また、ソーシャルメディアでも話題となり、多様な意見が広がる可能性があります。つまり、この動画は人間関係、妊娠、そしてセクシュアリティに関する社会の見方に大きな影響を与える可能性があります。
この動画は、妊娠中のカップルの親密な場面を描いています。視聴者の生い立ちや経験によって、様々な感情的・心理的反応を引き起こす可能性があります。感動的になることもあれば、恐怖を感じることもあるでしょう。
从标题我们可以推测,该视频将以亲密的怀孕场景为特色,可能包括怀孕期间的感官探索和准父母之间的浪漫时刻。
影片讲述了一对年轻夫妇怀孕的故事,预计会有一些浪漫亲密的场景。
ini bercerita tentang pasangan muda yang sedang mengalami masa-masa kehamilan. Sepertinya ada adegan romantis dan intim yang terjadi
WNrNaSOAert
Кто ты есть на самом деле? В чем твое предназначение?
В каком направлении лежит твой путь и как тебе по нему идти?
Дизайн Человека расскажет об этом!
– Позволяет выстроить эффективную стратегию жизни и карьеры – Снижает тревожность при выборе
– Даёт право быть собой – Снимает чувство вины за “неправильность” – Приносит чувство согласия с собой
– Даёт конкретные рекомендации по принятию решений
– Позволяет выстроить эффективную стратегию жизни и карьеры
– Даёт ощущение уникальности – Уменьшает внутренние конфликты
Рейв-карта Human Design или Бодиграф.
Human Design – это система для определения личной уникальности и своего предназначения в жизни.
Дизайн Человека научит принимать правильные решения.
Thanks for ones marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it,
you will be a great author.I will be sure to bookmark your
blog and will often come back down the road.
I want to encourage you continue your great posts,
have a nice afternoon!