Blockchain e as Conquistas do Futuro Ambicioso dos Estonianos
Como um país que só conseguiu a sua liberdade no século passado, depois de ter sido dominado por dinamarqueses, suecos, alemães e ter se livrado dos russos só em 1991, se torna uma das mais avançadas sociedades digitais do mundo?
Na Estônia, desde 2005 existe uma forma de votar mais segura, o i-voto.
“Quem vota e como vota não conta nada; quem conta os votos é que realmente importa.” -Stalin.
Pense em Blockchain hoje como a Internet de 1995.
Qual foi a sua reação na época? Esnobou? Relevou? Fuçou? Investiu? Hora de cair de cabeça de novo!
Pense blockchain hoje como a internet de 1995.
Você pode estar pensando que blockchain é coisa do futuro. E é verdade. Mas já é do passado e do presente, também. O Plebiscito sobre o acordo de paz com as guerrilhas das Farc, na Colômbia, em 2016, foi feito através da plataforma da Democracy.Earth. Olha a abertura do site: “Somos cidadãos do século 21 interagindo com instituições do século 19 baseadas em tecnologia da informação do século 15.”
Blockchain é um sistema aberto a consulta, descentralizado, transparente, acessível e ao mesmo tempo confiável e seguro.
Entrevista para o Estadão no Evento Eurofinance, em 2015
Como disse na minha entrevista para o Estadão sobre o Futuro das Corporações, patrocinado pela Eurofinance, The Economist: “Este assunto [blockchain] está nas rodas de valor de hoje e continuará na moda quando se projeta o mundo para 2040. Quem souber antes e ‘infectar’ mais e melhor o ambiente, chega no futuro mais rápido.”
Se você achou que o Uber e o Airbnb viraram o nosso mundo de ponta cabeça, assista aos vídeos de Don Tapscott, que além de dar a melhor explicação para o palavrão blockchain, diz que ele pode disruptar os disruptivos Uber e o Airbnb! Aqui:
Como o blockchain está mudando o dinheiro e os negócios.
“Até democracias consolidadas convivem com suspeitas de fraudes e adulterações, tanto no cadastro de eleitores quanto na contagem de votos. O blockchain assegura sistemas eleitorais transparentes e à prova de manipulação.”
“Blockchains são plataformas virtuais construídas com base em blocos alinhados em cadeias. Toda nova informação que chega ao sistema é checada por usuários espalhados pelo planeta, e não existe um servidor único. Assim, um candidato, de qualquer país, que quisesse, por exemplo, acrescentar eleitores que não existem, não teria nenhuma condição de alterar o sistema. Um grande salto tecnológico em relação às urnas eletrônicas e aos cadastros eleitorais informatizados.”
A incrível Linha do Tempo das melhores e-soluções da Estônia
A Estônia é o primeiro país a ter um programa de residência eletrônica, o e-residency. Sabe o que isso quer dizer? Que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode abrir uma empresa na Estônia, mesmo sem viver lá. Enquanto no Brasil, se você tiver toda a papelada em dia, poderá abrir a sua em 100 dias, comparado com 5 dias nos países desenvolvidos.
As melhores e-soluções da Estônia:
1997 = e-Administração
2000 = e-Impostos
2001 = Identidade Digital
2005 = i-Votação
2007 = Segurança Pública
2008 = Blockchain
2008 = e-Saúde
2014 = e-Domicílio
Como se chega lá? Com experimentação contínua e aprendendo com os erros, segundo o próprio site da e-Estonia.
E qual é a visão, para onde querem ir? Querem ser uma e-Nação com e-serviços automáticos disponíveis para seus cidadãos 24 horas por dia, 7 dias por semana, do jeito mais invisível possível.
Há esperanças para nós brasileiros? Opa, claro que sim. Há 20 anos atrás, a Estônia não tinha nenhum dado digital coletado sobre seus cidadãos. Nós já estamos bem à frente, mas não sabemos para onde ir. Não temos a visão.
Quem tem visão, determinação e vontade política, tem futuro. Nessas eleições temos candidatos com visão e determinação? Candidatos extremamente ambiciosos? Sim, candidatos extremamente ambiciosos por catapultar o Brasil para o século XXI?
A população da Estônia é 1/4 da população da Zona Leste de São Paulo. Mas não é porque é pequena que deu certo. Estão aí o Haiti e a Nicarágua para comparar.
A Estônia é uma sociedade digital: menos encheção de saco, significa mais tempo pra viver bem.
E essas são as conquistas do Futuro Ambicioso dos estonianos:
– Uma Nova Nação Digital: acreditam que um dia os países vão competir por e-domicílios baseados na qualidade de seus e-serviços públicos e seus ambientes de negócios.
– Transformação Digital em Educação: a visão aqui é que educar crianças para serem mais inteligentes é o investimento mais inteligente que um país pode fazer. Um exemplo desta transformação é que o sistema educacional é que todo o material de estudo será digitalizado até 2020 e estará disponível online no e-schoolbag.
– Data Embassy: um conceito inovador para lidar com as informações do governo em nuvem com servidores fora dos territórios estonianos, capazes de prover backups de dados e operar serviços críticos. E mais: Cyber Security, Transporte Inteligente, Cross-border data exchange, Healthcare 4.0, Real-Time Economy, Industry 4.0.
Notas:
Plataformas de votação online: Follow My Vote e Democracy.Earth.
Futuro, Disrupção, Beia Carvalho e Estadão: https://beiacarvalho.com.br/2015/11/25/futuro-disrupcao-beia-carvalho-e-estadao-palestrante/
Blockchain e Democracia https://blockchainfestival.com.br/blocknews/sistemas-seguros-em-blockchain-podem-fortalecer-a-democracia
Blockchain em Serra Leoa: Sobre a eleição através do uso de Blockchain em Serra Leoa, em 2012 há muitas controvérsias e cheguei a conclusão que realmente o experimento não aconteceu. e se aconteceu foi apenas em alguma zona eleitoral.
“The NEC [National Electoral Commission] has not used and is not using blockchain technology in any part of the electoral process.”
Don Tapscott: Como o blockchain está mudando o dinheiro e os negócios. Com legendas em português: https://youtu.be/-Utrv0iBP0c
The Blockchain Revolution. Sem legendas em português: https://youtu.be/gZEmaSbqfYQ
0 comentários