Use a voz dos Palestrantes muito antes da Palestra.
Muitas empresas perdem a oportunidade de atrair esse brilho, nas semanas que antecedem o evento. Um bom palestrante dará crédito a sua marca criando aquele desejo no público-alvo de “esse não dá pra perder”.
Hoje em dia, dar espaço para os palestrantes em seu site é muito simples. Muitas empresas me pedem vídeos, que eu faço de muito bom grado – para subir em seus sites, fanpages, ou viralizar pelo WhatsApp. Assim, a inspiração e a interatividade começam muito antes do evento acontecer.
No meu caso, além das redes, tenho um Canal no Youtube, há 10 anos, com mais de 200 vídeos entre palestras completas e mini vídeos. Saber usar estes links com sua equipe é trazer o evento para seu público semanas antes dele acontecer. Os mini-vídeos são degustados rapidamente, e traduzem o clima que estabeleço com minhas plateias. Sim, nós palestrantes nos apropriamos do seu público e passamos a chamá-lo de “minha plateia”.
Assista a vídeos que produzo para meus clientes
Vídeo que produzi sobre a Palestra Inovar ou Morrer para o time do SESC, no Pantanal.
Vídeo que produzi sobre a Palestra Inovar ou Morrer para a Universidade do Piauí, UNINOVAFAPI
Produzi esse vídeo pra SAP do Brasil, para divulgar o Podcast sobre a Reinvenção do Ambiente de Trabalho.
Outro exemplo de como o meu marketing contribui para o seu marketing: as plaquinhas.
Até hoje, fico espantada como os posts com essas plaquinhas são adorados pelo meu público. Nesses anos todos como palestrante foram centenas e ninguém parece se cansar delas. Pelo contrário, elas criaram um elo de afeto entre mim, as marcas e o público.
A palavra final do especialista
Fala a presidente da Keynote Speakers, Katrina Smith:
“Um material convincente e atraente, proferido por um profissional convincente, é muito mais memorável e proveitoso que o mesmo material apresentado de forma árida, automática e repetitiva, por um orador qualquer, prosaico ou desengajante.”
Substituir o palestrante profissional pelo mais capacitado e preparado funcionário de sua empresa, o tal “palestrante interno” pode resolver a questão de cachê, mas não traz para o seu evento nenhum dos atributos e benefícios reais que o palestrante profissional aporta.
O palestrante interno exerce uma enorme importância para reiterar a cultura e motivar metas. Mas … “é meu colega de trabalho”; é meu chefe, meu dia a dia, não quebra a rotina, não oxigena. Motiva, mas não inspira.
Não estou sendo Poliana. O palestrante não é mágico. Não será em 60 minutes que ele vai consertar um problema que os executivos da empresa não conseguem resolver há anos.
“Mas ele detém técnicas poderosas para dar a luz a novas ideias com explicações práticas e exemplos memoráveis. E, acima de tudo, para inspirar a plateia a compreender o porquê aqueles tópicos são tão importantes.” – Katrina Smith.
É da natureza do palestrante motivar a plateia para que ela possa compreender o porquê da necessidade de mudanças – e inspirar ideias para transformações pessoais, sociais e profissionais.
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Notas:
Este é o 3º dos 3 artigos sobre o sucesso de seu evento. Clique aqui e aqui para ler os anteriores.
Se você se interessa pelo assunto, leia também esse artigo Futurista Inspira ou Motiva?
Opiniões baseadas no texto The Importance of Speakers at your Conference
How A Keynote Speaker Can (And Can’t) Transform Your Event por Micah Solomon, keynote speaker, autor de bestseller e especialista em atendimento ao consumidor.
Dr Nick Morgan, teórico da comunicação.
Katrina Smith, presidente da Keynote Speakers, Inc.
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