Escolha uma Página
Beia Carvalho e os Estereótipos e as Mulheres na Publicidade.

 

A convite do jornalista Marcello Queiroz, que comanda o Ideias Pan, na Rádio Jovem Pan, falei dos estereótipos para representar as mulheres na publicidade. Esta é a minha fala:

 

No rádio somos representadas por uma voz estridente, lembrando seus maridos de fazer coisas chatas, o punch line é masculino e deixa sempre aquele gostinho que a mulher realmente não é o cérebro da família.

De outras vezes, somos gatinhas, mansinhas e infantilizadas, principalmente quando vendemos coisas para nossas crianças, de remédios a matrículas de escola. Nos produtões de alto valor da TV, somos sempre lindas e deslumbrantes e indubitavelmente copilotos. Pois é, estamos entrando na 3ª década do século 21 e ainda não sabemos dirigir, hahaha.

E depois de todos os pitos que as cervejas levaram de suas consumidoras mulheres, ficou provado este ano, que propaganda politicamente correta de cerveja não é mesmo o forte das grandes marcas. Não, não é a minha opinião. Segundo a pesquisa da agência Heads do ano passado, menos de 20% dos comerciais contribuem para a equidade de gênero no País.

Deixei o mercado publicitário há 10 anos. Não via cabeças pensantes sobre a neutralidade de gêneros no tratamento da comunicação na época. Não vejo hoje. Nem nas agências, nem nos clientes. E não nos esqueçamos, que são as agências que criam, mas são os clientes que aprovam esse slogan impensável: “esqueci o não em casa”.

Campanha da Skol retirada do ar pelo CONAR após criticas nas redes sociais por uma suposta alusão ao estupro.

Campanha da Skol retirada do ar pelo CONAR após criticas nas redes sociais por uma suposta alusão ao estupro.

 

O que quero dizer é que somos todos nós responsáveis pelo estado das coisas. Homens e Mulheres. E seremos nós, cada um honestamente observando e reconhecendo suas crenças, suas ações, que iremos mudar o mundo. Não é o outro. Somos nós.

 

 

 

 

× Como posso te ajudar?